segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Perfeição"...

"O mundo e as pessoas grandes estão desse jeito, porque na busca desesperada por uma vida 'perfeita', elas esqueceram como enxergar o mundo com os olhos inocentes e sinceros de uma criança." O Thiago, grande amigo e irmão, me presenteou no último Natal com uma edição do "O Pequeno Príncipe", onde escreveu estas palavras que por si só já valeram o presente!

Demorei para começar a ler este livro, e tão rápida é a sua leitura que o estou relendo... e lendo novamente... e rabiscando; e grifando; e sublinhando; e tentando aprender algo que possa me fazer enxergar o mundo com os olhos de criança. Na medida em que envelhecemos, a felicidade vai se transformando numa equação cada vez mais complicada. Sou bom com números, mas se eu continuar transformando minha felicidade numa dessas equações, corro o risco de chegar à um resultado negativo, ou nulo, ou indecifrável.

Gosto da palavra "adulto", mas vive-se melhor quando se é criança. E assim como o pequeno príncipe, que não desistia de uma pergunta após tê-la feito, vou dormir (ou perder o sono) aqui pensando:

Que adulto sou eu que não consigo enxergar a vida com os olhos de uma criança???

3 comentários:

  1. Pois é, demorou mesmo pra ler um dos livros mais belos que eu já vi na vida. Ninguém se arrepende da leitura e o sentimento é esse mesmo, de que a gente era mais feliz quando criança e que ainda pode ser se não perdemos os olhos da infância. Mas quantos de nós podem se dar ao luxo de ver sob essa ótica?

    Beijo querido André! =*

    ResponderExcluir
  2. Fala meu brother!
    Bom cara, o que eu posso dizer mais é que tenho a impressão que para os adultos enxergarem a vida com os olhos de uma criança, eles devem abrir de algumas "adultisses".
    Isso não é fácil, porque você corre o risco de parecer ser uma pessoa infantil, o que nem sempre é verdade, mas isso é resultado dos próprios adultos já que eles são ótimos para criar julgamentos e pré-conceitos.

    ResponderExcluir
  3. Sabe que fico pensando que na verdade esse olhar de criança nunca vai embora... o que se torna mais complicado é deixá-lo 'prevalecer'...
    Mas ainda assim que aproveitemos a vida com os olhares possíveis né!?
    O que vc escreveu me fez pensar muito num poema da Cora Coralina onde ela diz que não sabe se a vida é curta ou longa demais, mas que ela não teria sentido se não tocassemos o coração das pessoas, e eu entendo esse tocar o coração das pessoas como a maneira que levamos a nossa vida, como olhamos pra ela e nos deixamos envolver e vivenciar cada momento! Seja com olhar de criança... ou seja com o olhar de adulto (que mesmo que não saiba ou não sinta... tem uma parte criança lá em algum lugar...)
    Beijos!

    ResponderExcluir